quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Uma história esquecida... quase.
Sempre fui um pouco nacionalista. Torci, por exemplo, pela equipe Copersucar de F1 quando todos desdenhavam da iniciativa dos Fittipaldi; admirava a criatividade e ousadia do Sr. Gurgel e, nas motos, apesar das raras opções, torcia também pelo sucesso das marcas nacionais.
O maior exemplo, provavelmente, do esforço de se ter uma indústria nacional de duas rodas foi a Lambretta, ou Brumana-Pugliesi na época que acompanhei.
Seus produtos mais populares foram, obviamente, as Lambrettas e também a Xispa (meio termo entre lambretta e moto).
A parte menos conhecida da história, no entanto, foi a incursão da Brumana-Pugliesi no mundo das motos 125cc, após a proibição de importação de motos. Tendo surgido já nos últimos anos de atividade da empresa e sem ter muito sucesso comercial, a Tork 125, caiu no esquecimento de todos (menos eu). É muito difícil encontrar alguma e se isso ocorrer, provavelmente estará em péssimo estado ou desfigurada. Mesmo na internet não se encontra praticamente nada e até algumas informações erradas circulam por aí, pois a fábrica usou o nome Tork em uma motoneta, derivada da Xispa, causando confusão sobre a quem o nome se refere.
A Tork 125, ou Tork 5 como também foi conhecida, foi lançada em 1978; Seu desenho ultrapassado não caiu no gosto do brasileiro. Concorrer com as 125 japonesas, que já estavam no mercado e que tinham já seu espaço garantido, não foi fácil. Numa última tentativa de sobrevivência lançaram posteriormente um modelo Trail (mostro na próxima semana), designada Tork C (de cross), mas também não alcançou sucesso.
A mecânica era Minarelli e, posteriormente, Zanella (derivada da Minarelli também), com motor 2T e câmbio de 5 marchas.
Infelizmente, a Tork não foi capaz de salvar a Lambretta de desaparecer do mercado.
Uma história esquecida....quase.
Veja abaixo algumas fotos do teste feito pela Duas Rodas em 1978.
(click para ampliar)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Ola meu caro ... mais uma vez temos algo em comum ... não me esqueci tambem !
Parabéns ... bela memória ... bela materia ...
bela materiamesmo. falando nisso, dá uma olhada no www.bikeraciong.it e dá uma olhada na moto gp 125cc inscrita como equipe lambretta...
Adorei a matéria.
Sempre bom ver alguem com espirito nacional.
Ótimo mostrar isso para quem nem era nascido na época.
It looks like a rebadged Testi 125.The gas tank is unique.I think it was an Italian French co operation. Beautiful bike.
Ola meu amigo, me parece que eu sou o unico no Brasil que ainda tem uma Tork 5 (Brumana Pugliesi) 1978 com motor original Minarelli, abraçossss
BOA TARDE AMIGO
TENHO UMA TORK 5 VERMELHA LINDA, INTEIRA SE QUISER FALAR COMIGO TEL 19-38624077 H.C. CARLOS
TENHO UMA COLEÇAO DE MOTOS E CICLOMOTORES NACIONAIS UM ABRAÇO CARLOS
Esta moto já era rara na época de sua comercialização. Eu cheguei a pilotar uma xispa de um amigo, foi muito interessante diferente mesmo, e uma pena que as fabricas não foram a frente, por culpa do próprio consumidor brasileiro que só dá valor aos produtos das multinacionais e importados.
Bom dia youssef meu sogro tem uma York 5 e está tentando comercializa-la tem interesse ou conhece alguém que tenha.
https://goo.gl/photos/yAPvZgxfCusLGxrb7
Hebert, meu nome é Arlindo. Pode me mandar um zap? 71 9 9618 6150
Estou tentando comercializa-la, mais estou com dificuldade de fazer uma avaliação para saber qual o valor desta moto.
Alguém pode me ajudar.
a melhor que ja vi http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/veiculos-e-pecas/motos/moto-tork-5-451159003?last=1&xtmc=brumana&xtnp=1&xtcr=2
Achei essa edição da Duas Rodas nim sebo.
Estou atrás da edição na qual saiu a Harley Davidson Motovi 125 pois tenhp uma e, só me falta a lanterna traseira para 100% de originalidade...
Vc vende ela me chama no WhatsApp 11 98968 2000 Anderson
Vc vende ala me chama no WhatsApp 11 98968 2000 Anderson
Vc tem uma tork 5 para vender me chama no WhatsApp 11 98968 2000
Vc tem uma tork 5 para vender me chama no WhatsApp 11 98968 2000
Postar um comentário