quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uma história esquecida... quase.


Sempre fui um pouco nacionalista. Torci, por exemplo, pela equipe Copersucar de F1 quando todos desdenhavam da iniciativa dos Fittipaldi; admirava a criatividade e ousadia do Sr. Gurgel e, nas motos, apesar das raras opções, torcia também pelo sucesso das marcas nacionais.
O maior exemplo, provavelmente, do esforço de se ter uma indústria nacional de duas rodas foi a Lambretta, ou Brumana-Pugliesi na época que acompanhei.
Seus produtos mais populares foram, obviamente, as Lambrettas e também a Xispa (meio termo entre lambretta e moto).
A parte menos conhecida da história, no entanto, foi a incursão da Brumana-Pugliesi no mundo das motos 125cc, após a proibição de importação de motos. Tendo surgido já nos últimos anos de atividade da empresa e sem ter muito sucesso comercial, a Tork 125, caiu no esquecimento de todos (menos eu). É muito difícil encontrar alguma e se isso ocorrer, provavelmente estará em péssimo estado ou desfigurada. Mesmo na internet não se encontra praticamente nada e até algumas informações erradas circulam por aí, pois a fábrica usou o nome Tork em uma motoneta, derivada da Xispa, causando confusão sobre a quem o nome se refere.
A Tork 125, ou Tork 5 como também foi conhecida, foi lançada em 1978; Seu desenho ultrapassado não caiu no gosto do brasileiro. Concorrer com as 125 japonesas, que já estavam no mercado e que tinham já seu espaço garantido, não foi fácil. Numa última tentativa de sobrevivência lançaram posteriormente um modelo Trail (mostro na próxima semana), designada Tork C (de cross), mas também não alcançou sucesso.
A mecânica era Minarelli e, posteriormente, Zanella (derivada da Minarelli também), com motor 2T e câmbio de 5 marchas.
Infelizmente, a Tork não foi capaz de salvar a Lambretta de desaparecer do mercado.
Uma história esquecida....quase.
Veja abaixo algumas fotos do teste feito pela Duas Rodas em 1978.
(click para ampliar)


16 comentários:

Unknown disse...

Ola meu caro ... mais uma vez temos algo em comum ... não me esqueci tambem !
Parabéns ... bela memória ... bela materia ...

Anônimo disse...

bela materiamesmo. falando nisso, dá uma olhada no www.bikeraciong.it e dá uma olhada na moto gp 125cc inscrita como equipe lambretta...

Laranjinha disse...

Adorei a matéria.
Sempre bom ver alguem com espirito nacional.
Ótimo mostrar isso para quem nem era nascido na época.

Anônimo disse...

It looks like a rebadged Testi 125.The gas tank is unique.I think it was an Italian French co operation. Beautiful bike.

Robson Cortez disse...

Ola meu amigo, me parece que eu sou o unico no Brasil que ainda tem uma Tork 5 (Brumana Pugliesi) 1978 com motor original Minarelli, abraçossss

Anônimo disse...

BOA TARDE AMIGO
TENHO UMA TORK 5 VERMELHA LINDA, INTEIRA SE QUISER FALAR COMIGO TEL 19-38624077 H.C. CARLOS
TENHO UMA COLEÇAO DE MOTOS E CICLOMOTORES NACIONAIS UM ABRAÇO CARLOS

Anônimo disse...

Esta moto já era rara na época de sua comercialização. Eu cheguei a pilotar uma xispa de um amigo, foi muito interessante diferente mesmo, e uma pena que as fabricas não foram a frente, por culpa do próprio consumidor brasileiro que só dá valor aos produtos das multinacionais e importados.

Unknown disse...

Bom dia youssef meu sogro tem uma York 5 e está tentando comercializa-la tem interesse ou conhece alguém que tenha.
https://goo.gl/photos/yAPvZgxfCusLGxrb7

Anônimo disse...

Hebert, meu nome é Arlindo. Pode me mandar um zap? 71 9 9618 6150

Unknown disse...

Estou tentando comercializa-la, mais estou com dificuldade de fazer uma avaliação para saber qual o valor desta moto.
Alguém pode me ajudar.

Unknown disse...

a melhor que ja vi http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/veiculos-e-pecas/motos/moto-tork-5-451159003?last=1&xtmc=brumana&xtnp=1&xtcr=2

Unknown disse...

Achei essa edição da Duas Rodas nim sebo.
Estou atrás da edição na qual saiu a Harley Davidson Motovi 125 pois tenhp uma e, só me falta a lanterna traseira para 100% de originalidade...

Anônimo disse...

Vc vende ela me chama no WhatsApp 11 98968 2000 Anderson

Anônimo disse...

Vc vende ala me chama no WhatsApp 11 98968 2000 Anderson

Anônimo disse...

Vc tem uma tork 5 para vender me chama no WhatsApp 11 98968 2000

Anônimo disse...

Vc tem uma tork 5 para vender me chama no WhatsApp 11 98968 2000