sábado, 26 de novembro de 2011

Arrivederci Salvatore


Soube que essa semana morreu o Salvatore Balestrieri. Poucos devem ter ouvido falar dele. Italiano, mecânico de motos e preparador de motos de competição nos anos 70.
Eu mesmo, pouco o conheci, mas nas vezes em que o vi, sempre me sentia um menino diante de toda a experiência dele.
Faço questão de colocar aqui uma singela homenagem, pois alguém que viveu de moto e da moto por décadas a fio, até os 80 anos, merece espaço nesse blog.
Não tenho nada pessoal para colocar aqui e quase não há menção dele na net.
Por hora, me limito à foto dos troféus (ja enferrujados) que um amigo me mandou por email. Estão na oficina (Ciró Motos), hoje cuidada pelo filho do Salvatore e onde ele podia ser encontrado até poucos dias atrás.
O Dú Cardim também ajudou contando alguns causos, como esse abaixo:
"Uma vez ele foi Campeão Paulista de 125, com o Mario Pintoni Filho (troquei mail com ele anos atras,perdi contato). Dai pediu uma revenda para a Yamaha, e ela negou, dando para outro cara aqui perto mesmo, vizinho dele que mexia com estacionamento.
Não deu outra, na temporada seguinte correu de Yamaha, mas escrito na carenagem: "Se for comprar moto, compre Honda, é mais moto..."
Quem sempre o patrocinou foi o Dimas da Dimep, eram amigos, e aqui além de mexer nas nossas motinhos, preparava rojões para pista, afinal Sarachú, Gualtiero e ele estavam sempre juntos."
É isso, os troféus enferrujam, a vida se vai. Vivamos com sabedoria o tempo que temos, enquanto temos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse sim, um "tiozão" de respeito.

TCHEK GANHAR SEMPRE ! disse...

excelente homenagem,em poucas palavras vc consegue passar a verdadeira imagem do grande Salvatore,quanto ao Pintoni (Mario)ex-piloto da equipe DIMEP-BALESTRIERI, acho que esta vivendo em Santos Litoral.Edson Tchek Tché.

Kurt Feichtenberger disse...

Conheci o Salvatore, preparava a moto do Pintoni, que andava muito com uma moto bem feita, boa pessoa, mais uma perda para o motociclismo de boas épocas.

EduChaves disse...

Bom dia.Infelizmente só fiquei sabendo hj do falecimento do Balestrieri.Bom papo, grande amigo e quando o conheci no Butantã , morava lá levei uma HONDA 750 para ele ajustar.Me convidou para acompanha-lo na garupa dentro da USP .... quase enfartei o italiano tocava muuuuuito. Que DEUS o tenha.

Unknown disse...

Um cara de um coração enorme, ele que consertava minha RD 350 - Viúva Negra, sempre que ia lá ficávamos conversando muito. Entrei várias vezes em Interlagos com credencial que ele me arrumava.
Gente muito boa.

Anônimo disse...

Meu pai! Que orgulho!

Anônimo disse...

Gente, eu sou filha do Salvatore! Muito obrigada pela homenagem! Ele era maravilhoso em tudo! Como pai então sem palavras! Meu nome é Márcia BALESTRIERI! Estou no face e Instagram! Tem fotos dele lá!