quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tudo errado


Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre o perigo de andar de moto sem estar com tudo legalizado (como nesse post: quem não deve não teme).
No episódio ocorrido em Minas Gerais e mostrado no vídeo acima, felizmente o motociclista não morreu e terá outra chance.
Não vou falar muito sobre a atitude do PM, evidentemente errada e absurda.
O objetivo do blog é sempre de tratar da atitude do motociclista, visando diminuir os riscos da pilotagem de moto.
Segundo as reportagens, o motociclista não tinha passagem pela polícia, não portava arma, a moto não era roubada, ou seja, não se tratava de um bandido. Apenas a documentação da moto estava irregular. Possivelmente foi esse o motivo de não parar na blitz.
Além do risco de tomar um tiro de um PM despreparado como esse, o medo e a tentativa de fuga já são fatores de risco bastante elevados e que tem que ser evitados.
Um caso em que o simples medo da polícia já resultou em tragédia foi mostrado aqui também , quando um jogador de futebol, aparentemente fugindo por não ser habilitado, acabou morrento em um acidente.
Resumindo, nunca ande de moto sem estar com tudo ok. Pode custar caro demais.

10 comentários:

José Carlos disse...

Freio ruim nada... Meu "tiozão" q me perdoe mas eu não achei a ação do policial errada não. Quem fura blitz é bandido. Se ta errado ou não sai de casa até se arrumar ou corre o risco de perder a moto e tomar multa. Nunca se deve fugir de policia. Quem foge de policia é bandido. O PM nem foi extremista, tanto q o cara sobreviveu, ou seja, so atirou para para-lo e não para matar.

Youssef disse...

José, tem garotos que só por serem menores de idade ou não terem carta fogem. É certo mandar um tiro no peito por isso?
Claro que nunca se deve fugir. Por isso coloquei o post.
Um policial não pode atirar, nem mesmo em um bandido, se ele estiver desarmado, como no caso.
Alem disso, foram ingênuos, ficando na frente da moto (praticamente foram atropelados).
Mas eu nem quero discutir muito a ação da polícia, que é coisa polêmica. O principal é não dever nada e nunca fugir.

diogov8 disse...

Um policial esta sempre em situação de risco. Dizer que um policial não deve atirar, sendo essa a única defesa dele. Quem foge de polícia é bandido e deve ser tratado como tal.

Anônimo disse...

Discordo do amigo acima. Os policiais não corriam risco nenhum. Não precisavam se defender. Podiam perseguir e prender o cara se fosse bandido. Mas nunca dar um tiro no peito de alguém que é apenas suspeito.
Além disso, ele contrariou a própria orientação superior da polícia e as normas da PM. PM também está sujeito a lei e tem que ser o primeiro a cunprí-la. Atirar em alguém que não está armado ou colocando a vida de ninguém em risco é crime.
O motoqueiro tá errado, mas pena de morte é um pouco pesado para o erro dele, não é?

Fabio_letras disse...

Cara, me desculpe, mas não achei a ação do policial errada não. Quem foge de blitz é bandido, e tem que atirar sim senhor, CHEGA DE MOLEZA PRA BANDIDO, eu vejo em todo canto gente criticando ações policiais, mas ninguém se coloca no lugar. NUNCA se deve fugir da polícia, ou imagine agora se você está fazendo alguma coisa errada é só fugir da polícia e boa, está livre. Mas que porra é essa? É terra de ninguém agora? Qual era a outra opção do policial? Deitar na frente da moto?

Anônimo disse...

Terra de ninguém é quando um policial pode condenar a pena de morte um cara desarmado cujo crime foi ter medo de perder sua moto.
O cara pode ser preso por furar o bloqueio mas não morto.

André Tesck Inacio disse...

Só discordo quanto ao pm despreparado,o vagabundo do motoqueiro atropela o pm que esta trabalhando para a segurança da sociedade, e ainda quer massagem, tem que mais que levar tiro mesmo. vai para fora do pais para ver, atenta contra um policial no japão ou nos estados unidos.
muito fácil falar quando se esta do outro lado, seguro no conforto de suas casas, ta com pena de bandido leva para casa. e no mais o motoqueiro assumiu o risco já que sabia que estava errado. não aguenta o calor se afasta da cozinha

Aderpa disse...

Com uns depoimentos destes... discutir pra quê?!

Rodrigo Taira (平) disse...

Aqui na minha cidade aconteceu algo muito parecido. O policial entrou na frente do motoqueiro dando sinal prá ele parar... e foi atropelado e quebrou o braço.
.
Policial despreparado age assim. Primeiro q ele deveria dar sinal com uma boa antecedência, segundo que a viatura tá com giroflex desligado... aqui não é inglaterra e farda da polícia não é refletiva e prontamente identificável. Vai dizer que o motoqueiro percebeu se tratar de polícia. De repente a iluminação da rua é ruim, a moto tem farol ruim... Eu não sei se sim ou se não... e se ele achou que seria assaltado. Vai saber?
.
Agora o pessoal vem com paus e pedras falando sobre furar bloqueio... desnecessário mesmo porque não vi ninguém apoiar esse tipo de atitude.

Junior disse...

Me desculpem, mas também não consigo tirar a razão do policial.
Agora o que passa na cabeça do motociclista? Qual a chance do policial ficar parado assitindo ele fugir sem reagir?