quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Somos crianças (quero um brinquedo desses)


A blogueira Dilmara Santos me disse que lembrou de mim em sua viagem pela Itália. Que honra alguém pensar em mim ao ver uma Guzzi. Na sua volta ela escreveu o texto abaixo que eu agradecido reproduzo.

Todo motociclista é no fundo uma criança.

Como as crianças nós não temos medo do perigo. Todos dizem para nós o quanto é perigoso andar de moto, que na moto o pára-choque é nossa cabeça e toda aquela ladainha que ouvimos de nossas mães, porque assim como crianças somente aprendemos esse tipo de lição quando nos machucamos bem feio.

Gostamos de nossas motos como crianças que amam seu brinquedo preferido: ela pode ser feia, velha ou esquisita, mas para nossos olhos nossas motos são maravilhosas, temos ciúmes delas, raramente a emprestamos pra alguém. Estamos sempre cuidando e enfeitando, gastamos nosso dinheiro com ela. Cuidamos de nossas motos com mais estima do que de qualquer outro bem que possuímos porque aos nossos olhos nossas motos são companheiras e em duas rodas é a melhor forma de irmos para qualquer lugar, seja ele qual for.

Quando encontramos outro motociclista que não conhecemos costumamos tratá-lo bem, alguns chegam a chamar de irmão só pelo fato de vermos nele a mesma paixão, sem se importar com sua classe social. Se ele está ao nosso lado nem questionamos seu caráter, o que nos torna por diversas vezes ingênuos em relação a algumas amizades que adquirimos pelas estradas da vida.

Somos tão crianças que muitos de nós tomamos atitudes infantis porque confiamos demais em suas motos: viajamos a noite, bebemos e pilotamos e muitas vezes corremos mais do que precisamos porque acreditamos que com nossas motos somos invencíveis.

E tem ainda os que se intitulam ‘‘maus’’ e se organizam em seus próprios grupos com a intenção de se sentirem partes de alguma ‘‘organização especial’’, alguns se auto-intitulam como 1%.

Somos tão crianças que as próprias crianças se encantam conosco quando nós passamos ao lado delas.

O fato é que todos nós motociclistas somos no fundo crianças que cresceram.
Mas, por favor, nos deixem continuar sendo crianças, porque assim somos mais felizes.

7 comentários:

BACALHAU disse...

Motoristas de quatro ou mais rodas, CUIDADO COM AS NOSSAS "CRIANÇAS".

Anônimo disse...

Concordo plenamente, principalmente no "nao importa o quao esquisitas ou feias" sao nossas motos.. rsrsrs... é onde a minha se enquadra...

Anônimo disse...

Penso que Niveiros e Motociclistas tem muito em comum, esse espirito define bem ambas as turmas. E pra viver bem nada como manter o espirito jovem, e viva nossa alma de criança.
FUYNHA (o analfabeto aqui não sabe postar com nome)

Anônimo disse...

perfeito!

Luciano disse...

Lindo texto. Reflete muito o nosso sentimento.

Aderpa disse...

A única diferença entre crianças e motociclistas é o preço dos "brinquedos"!

Anônimo disse...

A moto e uma das mais prazerosas ferramentas criadas para quem gosta de apreciar a natureza com espirito de liberdade. Roger chui RS.