quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Espelho meu...



A dica de segurança dessa semana é sobre o uso do espelho. é comum a gente reclamar dos motoristas que nos fecham, não olham no espelho na hora de mudar de faixa, da madame que fica usa o espelho para se maquiar mas não vê o que acontece ao seu lado, etc. Acontece que os motociclistas, em geral, têm também um problema com o espelho.
Devido à agilidade da moto e ao fato de que, na maioria das vezes, estamos ultrapassando e não sendo ultrapassados, é comum esquecermos de olhar nos espelhos.
Vale lembrar que um dos piores acidentes que pode ocorrer com um motociclista é uma colisão traseira.
Rola na internet um vídeo que mostra um motociclista sendo atropelado por um caminhão; Preferi não reproduzí-lo aqui pois as cenas são bem fortes, mas se quiser procurar é fácil encontrar no Youtube, por exemplo. Naquele vídeo o que surpreende não é tanto o êrro do motorista que não viu ou não conseguiu frear o caminhão, mas o fato de o motociclista não perceber a aproximação de um veículo tão grande e não tomar uma atitude que o livrasse daquele perigo.
Então, amigo, olho no espelho. POde salvar sua vida.

3 comentários:

malaca disse...

Youssef,

Achei seu blog na comunidade da Fazer 250.
Esse tópico sobre o espelho é interessantíssimo, mas ainda tenho dúvidas no posicionamento dos dois espelhos. Eu os ajeito de forma que eu só consiga ver a ponta dos cotovelos no espelho, deixando assim a visão pelo espelho para ver o que vem apenas dos lados.

Qual sua dica para o melhor posicionamento dos espelhos?

Volto logo para ver sua resposta,


Grande Abraço

Rodrigo

Youssef disse...

Amigo, creio que o melhor é abrí-los o máximo possível, para ver o que vem pelos lado, mas não tanto ao ponto de não conseguir ver um carro que se aproxime demais sobre você. Tente um meio termo; assim, basta uma pequena movimentação da cabeça para ver mais à direita ou mais à esquerda.

REnato Domingues disse...

Realmente, "tiozão", já tinha visto e esse vídeo que citou é bem impactante, e nos mostra, além da falta do uso do espelho, o atrevimento de certos motociclistas que acham que sua moto é o veículo mais veloz da rua e trocam de faixa desafiando outros veículos a serem obrigados a imaginar a próxima loucura que farão.

OLHO NO RETROVISOR.