quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Velocidade - Ô tentação


Já falamos em outros tópicos sobre o perigo do excesso de velocidade, mas o vídeo acima nos estimula a pensar novamente um pouco no assunto.
A tal da adrenalina na moto é mesmo um problema. Até em uma moto não tão potente a vontade de acelerar aparece. Se a máquina é daquelas que instiga mesmo, então a coisa fica mais complicada. Confesso: é uma tentação irresistível (quase).
O problema é que a velocidade multiplica os riscos de uma maneira absurda. Além da própria limitação do piloto (tá bom, não é o seu caso) em lidar com velocidades mais altas, é preciso lembrar que fora de um autódromo existe uma infinidade de possíveis imprevistos.
As condições da pista, com buracos novos a cada dia, óleo, sujeira, etc, já seriam um problema suficientemente sério para ser considerado. Além disso ainda temos que lidar com os outros (por isso dizem "o inferno são os outros") personagens das ruas: pedestres, cachorros, maus motoristas).
Resumindo, é simples: quanto maior for a velocidade maior a dificuldade de lidar com um imprevisto e maiores os danos se não tiver a sorte do sujeito do vídeo.
Vale também dar uma olhadinha neste post antigo que mostra como um pequeno aumento de velocidade pode complicar muito a situação

3 comentários:

Stefano Maglovsky [stemamo] disse...

putz, passou perto! ontem fui de BH pra tiradentes, 190 km. Fui com a minha Falcon 2006. Viagem tranquila na 040, com um pouco de chuva. Depois vc entra na BR 383 e anda uns 110km até chegar na cidade de tiradente. Essa 381 é mão dupla, com cidades no meio, lombadas etc. Num momento tranquilo estava a quase 120 k/h quando um cachorro gigante resolve atravessar a pista, (fdp), quase fui pro saco! Pra dizer a verdade não sei como não pegou em mim pois foi tão de repente que nem tive tempo de esboçar qualquer reação.

Unknown disse...

Esse cara escapou da morte.Vai pensar muito bem antes de correr assim de novo.

Anônimo disse...

Essa realmente me arrepiou, muito bom, reflexo de um piscar de olhos pode matar.
Parabens pelo blog tiozao
Rr