Esta é uma nova seção do blog. Irei intercalar, assim como outras que virão, para que o blog não se torne cansativo, limitado às dicas de segurança. Mas quem quiser ver só as dicas de segurança pode clicar no marcador e está tudo lá.
“Moto do coração” vai dar destaque para alguns modelos que marcaram época ou que, mesmo ainda sendo relativamente novos, já nascem com uma legião de admiradores. Não há unanimidade nesse tipo de coisa e sei que muitos não concordarão com minhas escolhas (ou vetos), mas vou colocar aqui motos que eu entenda como máquinas de personalidade.
Já fiz isso, meio sem querer, ao colocar o vídeo da Moto Guzzi V7 Classic há alguns dias. Agora vai virar uma série. Pode pedir a sua “moto do coração”, mas não garanto que eu vá publicá-la. Tem que passar pelo crivo do Tiozão.
Abraço a todos.

XT 600
Tanto a sua antecessora, a Ténéré, assim como a sucessora XT 660, são motos dignas de estrear essa categoria, mas escolhi a 600 exatamente por estar no meio delas. É impressionante o grau de satisfação que os donos de XT 600 tem. Quase tudo é elogiado na moto e, quando algo é criticado (como a vibração) eles adotam o slogam dos proprietários de Harley e dizem “não é um defeito, é uma característica da moto”.
Ela é definida freqüentemente como “um trator”, mas não se iluda, não há aí nenhuma insinuação de lentidão ou de uma moto pesada. Ela arranca muito forte, tem boa velocidade final e, ainda por cima, gasta pouco para o seu tamanho. Poucas motos conseguem ser tão versáteis, enfrentando bem o trânsito da cidade, por cima dos retrovisores dos carros, mantendo boa velocidade de cruzeiro na estrada, mesmo com garupa, e passando pelas trilhas e estradas de terra como um verdadeiro trator.
Gosto ainda mais dela por ser um pouco mas leve e compacta que a Ténéré, sem deixar de ser imponente.
Mas nem tudo pode ser perfeito; uma moto tão apaixonante tem us sério problema: os larápios também a adoram e fazem de tudo para roubá-la.
Um pouco da história da família toda você encontra aqui: http://www.motoesporte.com.br/historia%20moto/historia%20yamaha%20tenere.htm
http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic4334.html