quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Mudança de aderência


Já falamos um pouco sobre pilotagem na chuva, mas vale a pena lembrar um pouco mais sobre um dos maiores complicadores da pilotagem de uma moto: as mudanças de aderência. São muitos os fatores que causam mudança de aderência em uma pista; areia, óleo e utilização de materiais diferentes do asfalto (como as faixas de sinalização e as placas metálicas cobrindo buracos) são os mais comuns. Num carro são poucas as situações em que essa mudança de aderência se torna perceptível ou perigos, afinal, são 4 pneus tendo atrito e se um deles perder aderência ainda temos 3 para segurar as pontas. Na moto temos 2 pneus, mas basta um deles perder a aderência e...melhor nem falar.
Algumas situações podem ser previstas, por exemplo: uma mancha de óleo pode ser visível, tornando o asfalto mais escuro; em regiões em que há mais areia o lado externo das curvas costuma acumular mais sujeira, etc. Mas algumas armadilhas podem ser difíceis de evitar. Deparar com uma placa metálica cobrindo um buraco recém aberto, no meio de uma curva e, ainda por cima molhada, pode ser uma desagradável surpresa. Faixas de sinalização, especialmente em curavas, idem.
Vale lembrar a dica do “mapeando o território” e, no caso de andar em um local desconhecido ser ainda mais cuidadoso.

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