sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cuidado: pedestres


Quando o motorista do ônibus, ou a madame numa SUV jogam o carro pra cima da gente da uma raiva tremenda, não é mesmo? Será que não percebem a fragilidade da moto e o cuidado que devem ter?
Mas quando a questão é o pedestre a situação se inverte: ele é a parte mais frágil e precisa do nosso respeito (mesmo quando não o merece).
Não adianta argumentar que eles são distraídos, que deveriam imaginar que uma moto poderia vir no corredor, ou coisas do gênero; o que interessa é evitar o acidente e, para isso, o que vale é a regra de sempre: muita atenção e procurar se antecipar aos fatos, prever o perigo.
Afinal, mesmo que o pedestre seja o culpado um acidente pode ter graves conseqüências, inclusive para o motociclista.
Vale de tudo para prevenir: usar a buzina, evitar cortar ônibus e outros veículos de grande porte que encobrem a visão, observar os locais perigosos em nosso trajeto etc.
Uma última dica: o pedestre, por não calcular corretamente o quanto a moto é ágil numa saída de sinal, às vezes se coloca em situações de risco. Além do menor porte, que torna a moto menos visível, a agilidade dela no trânsito também é um fator de perigo para os pedestres.
Até a próxima.

Nenhum comentário: