domingo, 31 de agosto de 2008
Posicionamento no trânsito
Em um tópico anterior já falamos sobre o posicionamento na estrada e as vantagens e desvantagens de cada faixa.
Agora vamos falar um pouco mais sobre o trânsito urbano, especialmente as avenidas que, normalmente, tem até 3 faixas de trânsito.
Aluns, especialmente novatos, pensam que andar mais devagar na faixa da direita seja mais seguro; Nem sempre. Na verdade, a faixa da direita tem muitos perigos para o motociclista; conviver com ônibus e caminhões pode nem ser o pior deles. As surpresas aprontadas pelas pessoas que param repentinamente, ou entram sem aviso na via, talvez sejam ainda piores. Também são mais comuns os buracos causados pelos veículos pesados. Deve-se levar em conta também que nem todo mundo que anda na direita vai devagar e sem pressa; isso pode ocasionar fechadas ou, o que seria ainda pior, colisão na traseira.
A faixa do meio tem um outro problema: nela os risocs são dobrados. Explico: a mudança repentina de faixa, provocando uma fechada no motociclista, pode vir de ambos os lados; o ponto cego, local em que não se é visto pelos retrovisores, também se torna duplo e muito mais difícil de evitar.
Sobrou apenas a faixa da esquerda para analisarmos e, na minha opinião, é a melhor. Trafegando pela esquerda e andando na velocidade média em que os motoristas andam fica fácil ser visto por quem vai a frente e a fechada só pode vir do lado direito; sendo assim é mais fácil tornar-se visível aos motoristas da faixa da direita. Se for necessário "cair" para o corredor, é nesta faixa, entre a do meio e a da esquerda, que os motoristas já estão esperando que a moto venha. O único cuidado necessário é abrir passagem quando alguém vier em velocidade superior a sua.
Se você ainda não tiver experiência suficiente e preferir andar mais devagar nas faixas à direita, pelo menos esteja consciente dos perigos que elas representam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá,
Achei muito apropriado e oportuno o tópico sobre posicionamento no transito urbano.
Em vista da facilidade, atualmente muita gente compra uma moto e sai por aí se achando "o motociclista",quando estão mais para "cachorro-louco" - puxando fila em corredores e outras firulas- quando deveriam valorizar mais as regras de segurança e por que não dizer - de sobrevivência- no transito .
Postar um comentário